Para contribuir com a publicação da produção científica da área, foi criado o periódico Cadernos Saúde Coletiva, que vem crescendo em prestígio junto à comunidade científica da Saúde Coletiva, já indexado no LILACS, ao Scielo e buscando indexação a outras bases de dados e índices bibliográficos.
O periódico “Cadernos Saúde Coletiva” é editado, trimestralmente pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e publica trabalhos considerados inéditos e relevantes para a área da saúde pública.
Volume 33 - nº 3 - jul/set. 2025
Artigos Originais
- Análise das demandas de trabalho de um Núcleo Ampliado de Saúde da Família
Silva, Ana Caroline da Costa Nascimento, Bárbara Guimarães do Santos, Paulo Henrique Fernandes dos Andrade, Juliane
Resumo
Introdução: O Núcleo Ampliado de Saúde da Família deve fornecer suporte especializado e aumentar a resolutividade do cuidado na Atenção Primária à Saúde.
Objetivo: Analisar as demandas de trabalho de um Núcleo Ampliado de Saúde da Família nos anos de 2017 e 2018.
Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental, cujas fontes foram atas de reuniões com profissionais do Núcleo e de equipes de Saúde da Família de uma Unidade de Saúde do Distrito Federal. A análise dos dados ocorreu em duas etapas: análise de similitude, realizada pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes ET de Questionnaires; e análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: Na análise de similitude, em relação às demandas de trabalho, em 2017 emergiram situações de abuso sexual, depressão, violência doméstica e uso de drogas; já em 2018, as solicitações foram as mesmas, acrescidas do abuso de álcool. Na análise de conteúdo, identificaram-se duas temáticas recorrentes: demandas específicas de cada profissional e demandas de atuação interprofissional.
Conclusão: As demandas mais observadas revelaram a complexidade do trabalho do Núcleo e a sua importância para o fortalecimento da Atenção Primária, embora inserido em um contexto de corte financeiro.
Palavras-chave:
atenção primária à saúde; estratégia saúde da família; saúde pública



