A XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020) , evento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como principal objetivo proporcionar a oportunidade para a exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural desenvolvidos na UFRJ, promovendo, desse modo, a troca de experiências entre os alunos de graduação, de pós-graduação, professores,  pesquisadores e técnicos envolvidos em atividades de pesquisa.

 

 

Sessão Solene em homenagem ao Professor Hesio Cordeiro 

Pelo presente, convidamos para a sessão solene da Congregação do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro em homenagem ao Professor Hesio Cordeiro, a realizar-se no dia onze de novembro de 2020 às 13:30 horas, por via remota, com a presença da Magnífica Reitora da UFRJ Profa. Denise Pires de Carvalho.

Com transmissão ao vivo no YouTube   |   Adeus a Hesio Cordeiro - Por Assessoria de Imprensa da Reitoria

 

 

Atenciosamente,

Antonio José Leal Costa
Diretor do IESC/UFRJ

Ações do PET-Saúde/Interprofissionalidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em 2020. 
O PET Saúde/Interprofissionalidade é um programa do Ministério da Saúde, e, no município do Rio de Janeiro, se constitui como uma parceria entre a UFRJ e a secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com a coordenação do médico de família e comunidade Leonardo Graever, assessor de Atenção Primária à Saúde da SMS/RJ.
 
PET Logo
 
Na UFRJ o PET envolve professores e alunos dos cursos de Saúde Coletiva, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, bem como profissionais da Atenção Primária à Saúde, das Clínicas de Saúde da  Família Zilda Arns, no Complexo do Alemão, Wima Costa, na Ilha do Governador, e Felippe Cardoso, na Penha.
PET-Saúde/Interprofissionalidade tem atuado em ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas três Clínicas de Saúde da Família a partir da organização de três linhas de atuação, com a participação ativa dos estudantes, preceptores e tutores:

1) Educação popular em saúde, com a organização de materiais de informação e educação em saúde sobre Covid-19 e voltados para especificidades da comunidade atendida. Os materiais estão disponíveis em https://www.facebook.com/ufrj.pet/ e circularam também nas redes locais das clínicas de família e dos movimentos sociais parceiros. Os assuntos abordados de forma interprofissional foram, até o momento: cuidados básicos de higiene na situação de pandemia, saúde bucal e protocolo de cuidados para pacientes com sintomas de covid19; cuidados para o exercício da sexualidade nas situações de relações sexuais e afetivas no momento de pandemia, entre outros;

2) Ações de telemonitoramento voltado para o seguimento da população atendida nas clínicas com suspeita de COVID19 conduzidas por estudantes, em conjunto com as equipes das Clínicas e sob supervisão de professores da UFRJ. Esta ação envolve alunos SUSEME (acadêmicos bolsistas da Prefeitura), alunos PET e voluntários do Internato Integrado em Medicina da Família, Saúde Coletiva e Saúde Mental;

3) Construção de projeto de linha de cuidado em saúde mental, integrando as clínicas e os NASF das unidades, com os CAPS III (João Ferreira) e CAPSad Miriam Makeba para efetuar o cuidado em saúde mental dos profissionais (em curso) e dos usuários no momento do enfrentamento da pandemia de COVID19.
  • Rachel Rezende - Enfa. DPVS/CASQ/PROGEPE/UFF
  • Dr. Carlos Nascimento - Osteopatia - SESC/FAETEC/SME/PRJ
  • Dra. Ana Carla Ribeiro - PMRJ/PRJ
  • Sonia Borba - CPST/Pr4/UFRJ


Mediador
: Prof. Gabriel Schütz - IESC/UFRJ

Data: 19 de novembro de 2020.
Horário: 10:00 ÀS 12:00h.

Organização UFRJ:

        • Luciano Alvarez
        • Jéssica Ferrão
        • João Marcos Nicolau (moderador)
        • Tatiane Pessanha.

Local: https://youtube.com/channel/UCAR5zrVd6UfyyrZAPbWMnYA

 


 ufrj100anos                             final sem efeito

 

O IESC na quarentena: atividades desenvolvidas no contexto da pandemia de Covid-19

 

Considerando o curso da pandemia de COVID-19 no Rio de Janeiro, as medidas destinadas à limitação da disseminação do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) adotadas pelas autoridades sanitárias em nível nacional e estadual, bem como a suspensão das aulas pela Reitoria, a direção do IESC suspendeu as atividades presenciais no Instituto a partir de 16/03/2020.

Na ocasião a direção informou ao corpo social esperar que a redução da circulação de pessoas no Instituto e na UFRJ contribuísse para o enfraquecimento da cadeia de disseminação do Novo Coronavírus na população do RJ, diminuindo a sobrecarga esperada sobre o SUS e o sistema de saúde suplementar imposta pelos casos de maior gravidade e reduzindo a ocorrência de óbitos pela doença. E recomendou que, alunos, docentes e técnicos administrativos permanecessem em seus domicílios durante todo período de suspensão das atividades, restringindo a mobilidade externa somente para o cumprimento das atividades diárias essenciais ou frente a situações emergenciais.

Ainda no dia 15/03/2020 a direção divulgou o texto “Estratégia populacional de enfrentamento da COVID-19” em que buscou esclarecer ao corpo social o porquê das medidas de isolamento social, frente ao estabelecimento da transmissão comunitária do Sars-CoV-2 em nossa cidade, estado e país: “O ganho individual, embora exista, é relativamente pequeno, pois a probabilidade de sermos infectados, cada um de nós, no curso da epidemia, continuará relevante. O ganho maior é coletivo, populacional, uma vez que a disseminação ocorrerá – diria que isto é inevitável – mas em intensidade menor, impondo menos demanda ao SUS e à rede de saúde como um todo. Com isso estaremos protegendo indiretamente os grupos da população mais suscetíveis às formas graves.”

Desde então, o IESC vem seguindo as decisões e orientações da Reitoria no que diz respeito às atividades de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Neste sentido, a suspensão se referiu apenas as atividades presenciais, sendo mantido o expediente e o desenvolvimento de atividades acadêmicas em meio remoto, dentre as quais atividades de ensino, de forma voluntária, não curricular, pesquisa e extensão.
Neste período deu-se continuidade a, e tiveram início, projetos de extensão associados, de variadas formas, ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, possibilitando a atuação de alunos, técnicos e docentes, muitas vezes de forma articulada a outras unidades e centros da UFRJ.

São estas atividades que passamos a divulgar a seguir:

minerva color eventos

Conselho de Ensino para Graduados e Conselho de Ensino de Graduação
Edital no 169 CEG/CEPG 2020, de 13 de maio de 2020
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2020

A Presidente do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e a Presidente do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no uso de suas atribuições e nos termos do Regimento do CEPG (artigo 2º, §1º, alínea 1.b) e do Regimento do CEG (artigo 2º, item V, alíneas (a) e (i)), e em acordo com a Política Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica regulamentada pela resolução conjunta CEG/CEPG 02/2018, tornam público o processo de concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, observados os termos deste Edital.  >> Leia mais

Topo