Edital nº 677 de 26 de Setembro de 2019

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/IESC), pelo presente edital, comunica a abertura de inscrições para a seleção destinada ao provimento de vagas para o Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva, para turma com início no primeiro semestre de 2020. O curso terá a duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses, modalidade de estudo presencial em REGIME DE TEMPO INTEGRAL. Destina-se a profissionais graduados na área de saúde e em áreas afins à saúde coletiva.

As inscrições para o Mestrado em Saúde Coletiva - Turma 2020 serão abertas a partir de 17/10/2019 até o dia 31/10/2019, exclusivamente pelo seguinte link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=22494

O pagamento da inscrição poderá ser feito por transferência para a conta única do tesouro, por pagamento de GRU (passo a passo).

O candidato deverá escolher a área a que irá concorrer e, após a terceira etapa do processo seletivo, será definida a Linha de Pesquisa a qual ele será inserido. A 1ª etapa, Prova de Língua Estrangeira - Inglês, será aplicada pela empresa Tese Prime. O candidato deverá fazer o cadastro no site da empresa www.teseprime.com.br conforme passo a passo a ser divulgado. No dia da prova o candidato deverá trazer a carteira de identidade e CPF. Os candidatos que foram aprovados na Prova de Língua Estrangeira em 2018 na Seleção do Mestrado em Saúde Coletiva do IESC, poderão solicitar isenção desta etapa.

A segunda etapa será a Prova Escrita com questões Gerais de Saúde Coletiva e questões específicas da área escolhida pelo candidato.

A bibliografia da 2ª Etapa, prova escrita, estará disponível a partir do dia 16/10.

Solicitações de isenções de prova de língua estrangeira e taxa de inscrição (Candidatos que optarem por inscrição via Ações Afirmativas) devem ser solicitadas via e mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até o dia 30/10.

Candidatos que desejem se inscrever via Ações Afirmativas devem tomar conhecimento da documentação que deverá ser enviada, via e mail, até 25/10 com assunto - inscrição mestrado - turma 2020, para que possam receber a declaração de isenção da taxa de inscrição.

bibliografia da 2ª Etapa:

Candidatos que desejem se inscrever via Ações Afirmativas devem tomar conhecimento da documentação que deverá ser enviada, via e mail, até 25/10 com assunto - inscrição mestrado - turma 2019, para que possam receber a declaração de isenção da taxa de inscrição. Formulário de inscrição por Ações Afirmativas.

Banca de Seleção

Textos da Bibliografia:

Questões Gerais : 23

Específicas:

Área - Produção, Ambiente e Saúde - 124 -

BOCCOLINI, P. M. M.; BOCCOLINI, C. S. ; CHRISMAN, J. R. ; MARKOWITZ, S. B. ; KOIFMAN, S. ; KOIFMAN, R. J. ; MEYER, A. Pesticide use and non-Hodgkin's lymphoma mortality in Brazil. International Journal of Hygiene and Environmental Health (Print) , v. 1, p. 26 March 2013, 2013. - Pag. 1Pag. 2Pag. 3Pag. 4Pag. 5Pag. 6

Área - Saúde Mental - 1( Cap 2; Cap. 6; Cap. 7; Cap. 8); 2; 34; 56

Área- Ciências Sociais e Humanas na Saúde -

SILVA, Neide Emy Kurokawa, SANCHO, Leyla Gomes, FIGUEIREDO, Wagner dos Santos. Entre fluxos e projetos terape?uticos: revisitando as noc?o?es de linha de cuidado em sau?de e itinera?rios terape?uticos. Rev Cie?ncia & Sau?de Coletiva. 2016; 21(3):843844845, 846, 847, 848849850851

Área - Epidemiologia e Bioestatística - Capítulos: 2,3,4,5,6,8,9,15,17,18 e 21

Área - Planejamento e Políticas na Saúde - 12