Portal MEC
 
Mestrado, Residência e Cursos

 

Seu Programa curricular inclui três disciplinas obrigatórias, através das quais os alunos entram em contato com as teorias e conceitos utilizados nos estudos que procuram articular de forma interdisciplinar a produção, o ambiente e a saúde das populações, como também possam conhecer os métodos utilizados nos estudos na área. Os alunos, por sua vez, participam da disciplina - Saúde e Trabalho do curso de graduação da Faculdade de Medicina, através dos Seminários de Práticas Didáticas em PAS.

Estas atividades se articulam em torno de duas linhas de pesquisa, a 1ª tem como objeto central a articulação entre o sistema produtivo, o ambiente, considerado como resultado da intervenção humana com suas tecnologias e a saúde e a 2ª articula subjetividades, saúde mental, trauma e processo produtivo, no sentido de teorizar e instrumentar as prática entre: trabalho e saúde no setor saúde; bioética e trauma e setor produtivo. Estão inseridos nestas duas linhas projetos sobre: sofrimento psíquico e trabalho; trauma- processos e conseqüências sobre a saúde; biossegurança e saúde; avaliação das investigações do campo da produção/ambiente/saúde do ponto de vista da bioética vinculados à linha de pesquisa Ecologia e Trabalho e os projetos relacionados aos temas: trabalho de crianças e adolescentes – efeitos sobre a saúde; poluição ambiental e ocupacional – efeitos sobre a saúde; propostas e análises de ações de promoção a saúde, prevenção de agravos e controle ambiental em saúde ambiental e do trabalhador.

Linhas de Pesquisa

•  Avaliação de efeitos à saúde e metodologias para mitigação da exposição ao mercúrio em crianças e adolescentes de áreas de mineração de ouro em ambientes aquáticos (PRONEX).

•  Avaliação de risco à saúde e monitoramento de populações expostas ambiental e ocupacionalmente a substâncias químicas.
•  Epidemiologia do trauma.
•  Estudo sobre a eticidade de artigos científicos resultantes de pesquisas com seres humanos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
•  Indicadores de exposição e efeitos à saúde por poluição química de interesse para a Vigilância em Saúde Ambiental.
•  Sofrimento Psíquico e trabalho: a violência no trabalho.

No atual Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, para as atividades de ensino de Graduação e Pós-graduação, pesquisa e extensão neste campo do conhecimento de alta relevância para a Saúde Pública, a PAS conta com docentes do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ aqui localizados e pesquisadores lotados no próprio IESC.


Equipe
  Alexandre Luiz Bittencourt
  Anamaria Testa Tambelini
  Armando Meyer
  Daniel de Oliveira Costa
  Carmen Ildes Fróes Asmus
  Heloisa Pacheco Ferreira
  Luciene Lacerda
  Marcia Gomide
  Maria Imaculada M. Lima
  Maria Izabel de F. Filhote
  Marisa Palácios
  Volney de Magalhães Câmara
   
Pesquisas

Entre as diversas linhas de pesquisa destaca-se o estudo dos efeitos das Substâncias Químicas na saúde humana, acidentes; Saúde Mental e Ambientes de Trabalho; Resíduos Perigosos; Saúde do Trabalhador Adolescentes e Metodologias Educativas para Prevenção de Acidentes. Além disso, diversos alunos recebem orientação em iniciação a pesquisa, incluindo bolsistas do CNPq e SR-2. A produção científica atual é relevante, incluindo diversos artigos, livros e capítulos de livros.

Avaliação de risco por resíduos perigosos
no Condomínio Barão de Mauá - Mauá, SP - 2004
Equipe de Trabalho:
Volney Magalhães Câmara
Maria Izabel de Freitas Filhote
Marisa Palacios
Carmen Ildes Froes Asmus
Alexandre Pessoa
Alexandre Luiz Bittencourt

IESC/AMBIOS/MS


Avaliação de Risco à Saúde Humana por
Resíduos de Pesticidas Organoclorados em Cidade dos Meninos, Duque de Caxias, RJ - 2002
Volney Magalhães Câmara
Maria Izabel de Freitas Filhote
Marisa Palacios
Carmen Ildes Froes Asmus
Alexandre Pessoa
Alexandre Luiz Bittencourt

IESC/AMBIOS/OPAS/MS


Estudo de morbidade e avaliação de uma Metodologia para identificação de riscos de adolescentes garimpeiros em Diamantina, Minas Gerais - 2002
Volney de Magalhães Câmara


 
Ambulatório de Toxicologia Clínica Ambiental e Ocupacional
Neurotoxicologia
Imunotoxicologia
Endocrinotoxicologia

Endereço:
Edifício do HUCFF/UFRJ
Av. Brigadeiro Trompowsky, s/n, 1º andar, sala 120
Ilha do Fundão, Rio de Janeiro

Atendimento:
Quintas-feiras, das 8h às 12h
Telefone: (21) 2598-9271/9288
Equipe Técnica:
  Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus
    Médica do Trabalho. Professora Adjunta (IESC/UFRJ). Mestre em Medicina Interna (FM/UFRJ). Doutora em Ciências (COPPE/UFRJ).
  Heloísa Pacheco Ferreira
    Médica Neurologista. Professora Adjunta (IESC/UFRJ). Mestre em Saúde do Trabalhador (ENSP/FIOCRUZ, 1994). Doutora em Ciências (NAEA/UFPA, 2000).
  Maria Izabel de Feitas Filhote
    Pesquisadora (IESC/UFRJ). Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva.
  Miriam Amorim
    Médica Homopata. Mestre em Saúde Coletiva, área de Produção, Ambiente e Saúde (IESC/UFRJ - 2004).
  Sigrid Haikel
    Neuro Psicóloga. Mestre em Saúde Coletiva, área de Produção, Ambiente e Saúde (IESC/UFRJ - 2005).
  Carina Lima
    Psicológa. Mestranda do Pograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ).

Coordenação:
Profa. Dra. Heloisa Pacheco-Ferreira

Outras Atividades
  • Participação em eventos como coordenadores/organizadores, expositores, conferencistas, presidente de Mesa Redonda, etc em inúmeros eventos.
     
  • Coordenação de disciplinas de Pós-Graduação Stricto-sensu, lato sensu e cursos de atualização na UFRJ e outras instituições.
     
  • Participação como Membros de Bancas de Teses de Mestrado e Doutorado e Concursos para Docência.
     
  • Consultorias e Assessorias, incluindo: Organização Panamericana da Saúde - OPAS; CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CAPES; Ministério da Saúde; Instituto Evandro Chagas, etc.
     
  • Participação em Comitês Editoriais, tais como Editoria e Consultoria Ad hoc para a Revista Ciência e Saúde Coletiva editada pela ABRASCO; o "Bulletin of the Pan American Health Organization (trimestral) da OPAS/OMS; a Editora FIOCRUZ da Fundação Oswaldo Cruz; os Cadernos de Saúde Pública (trimestral) da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; a Revista de Saúde Coletiva editada pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFMT e a "Revista de Saúde Pública (trimestral) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP.
 
Conectado à Internet através do Núcleo de Computação Eletrônica - NCE/UFRJ e RedeRio de computadores
www.ufrj.br