PROGRAMA EM ASSOCIAÇÃO:

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
pic
Conheça nosso corpo docente, formado por profissionais altamente qualificados das quatro instituições de ensino associadas.
pic
Regulamento - Página em construção
Regulamento do "Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva" Mestrado e Doutorado
pic

Confira aqui o edtal para acesso ao programa de pós-graduação em bioética, ética aplicada e saúde coletiva para a seleção de 2013-1.

pic
Conheça as ementas e as disciplinas do Programa de Pós-graduação em “Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva”


ATENÇÃO
O novo site do PPGBIOS está em fase final de construção e em breve estará disponível com as instruções para inscrição. 
Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail - ppgbios2010@gmail.com


SECRETARIA DO PROGRAMA 
De segunda a sexta-feira - de 10 às 16h

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação stricto sensu(mestrado e doutorado) em “Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva”, por associação entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense tem por objetivo geral o desenvolvimento acadêmico da área de Bioética e ética em pesquisa.

O objetivo do Curso de Mestrado é preparar o profissional das diversas áreas do conhecimento para o exercício da docência em Bioética e Ética Aplicada; identificar questões de pesquisa nas áreas da Ética em Saúde e da Ética em Pesquisa, e manejar métodos adequados para tratá-las, de acordo com a caixa de ferramentas da Bioética. O objetivo do Curso de Doutorado é preparar o profissional para produção de conhecimento e liderança nas áreas de ensino e pesquisa em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.

O projeto de implantação do curso de mestrado e doutorado através da associação ampla entre as quatro Instituições de Ensino Superior (IES) supracitadas surgiu do trabalho cooperativo que vem sendo desenvolvido pelos proponentes há cerca de dez anos, e da necessidade imperiosa de se oferecer à sociedade brasileira profissionais com essa formação, que é insuficiente em nosso país. Trata-se de quatro instituições que apresentam nível reconhecido de competência em pesquisa, que desenvolvem atividades acadêmicas em Bioética e Ética em Pesquisa há vários anos e que, com a criação do “Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva” poderão realizar um salto de qualidade no desenvolvimento de recursos humanos de alto nível, assim como a manutenção, consolidação e ampliação das atividades de pesquisa já em curso.

O Programa de Pós-graduação tem como característica o compartilhamento das responsabilidades e atribuições das IES e apresenta especificidades que o fazem ser enquadrado na categora especial de Programa por Associação de IES. A associação é formal, uma vez que há regulamento próprio, autorizações e compromissos das instituições, assim como articulação de modo particular para o funcionamento do Programa, onde se destaca o apoio à infra-estrutura administrativa, didática e de pesquisa e a logística de pesquisa e ensino.