minerva

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

Edital número 12 de 03 de fevereiro de 2011
Publicado no BUFRJ
nº 06 de 10 de fevereiro de 2011.

CURSO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA

O Diretor do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC) comunica, pelo presente edital, a abertura de inscrições para o concurso destinado ao provimento de vagas para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no ano 2011.

O curso é destinado a profissionais da área de saúde, excetuando os médicos, com duração de vinte e quatro (24) meses, em REGIME DE TEMPO INTEGRAL e DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, com carga horária semanal de sessenta (60) horas, e trinta (30) dias de férias por ano.

1 - DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições poderão ser efetuadas de 14 de fevereiro a 18 de março de 2011 no horário de 09:00 às 16:00 horas na Secretaria da Residência do IESC, sito à Praça Jorge Machado Moreira - (antiga Praça da Prefeitura Universitária da UFRJ) – sala 23 - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, capital, exceto sábados, domingos, feriados e durante o período de 4 a 11 de março de 2011.

1.2. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:

2 - DAS VAGAS

2.1. Serão disponibilizadas 10 (dez) vagas. O Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva conta com 10 (dez) bolsas no valor equivalente à bolsa de residência médica, financiada pelo Ministério da Saúde (MS), através do Núcleo Regional do MS do Rio de Janeiro (NERJ-RJ).

3. DAS PROVAS E CALENDÁRIO

3.1. O concurso constará de três etapas, a saber:

1a etapa: prova escrita de múltipla escolha, eliminatória, elaborada de acordo com o programa e bibliografia indicados, a realizar-se no dia 28 de março de 2011, de 09:00 às 13:00h, nas salas do IESC, com duração máxima de 4 (quatro) horas. O gabarito da prova será divulgado no site do IESC (www.iesc.ufrj.br) a partir do dia 29 de março de 2011. O resultado desta etapa será divulgado no dia 29 de março de 2011 nas dependências e no site do IESC.

2ª etapa: prova escrita e discursiva, eliminatória, de acordo com o programa e bibliografia indicados, a realizar-se no dia 01 de abril de 2011, de 09:00 às 13:00h nas salas do IESC, com duração máxima de 4 (quatro) horas; os resultados serão divulgados no dia 06 de abril, nas dependências e no site do IESC.

3ª etapa: entrevistas individuais (com os aprovados na prova discursiva) a partir das 09 horas nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2011, nas dependências do IESC. As entrevistas terão caráter classificatório.

3.2. A prova, que constitui a 1a etapa, consistirá de vinte cinco (25) questões objetivas de múltipla escolha.

3.3. Serão considerados aprovados e selecionados para a 2a etapa todos os que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 (seis inteiros).

3.4. A prova escrita e discursiva consistirá de questões abertas, sobre temas indicados no programa do concurso;

3.5. Será considerado aprovado para a 3a etapa o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis inteiros) na 2a etapa;

3.6. A entrevista constará de arguição curricular e análise da carta de intenções. Só serão analisados os currículos dos candidatos aprovados na segunda etapa. A entrevista será realizada de forma individual, onde serão avaliados os seguintes itens: capacidade de sustentação da argumentação; clareza de objetivos e pretensões em relação ao curso, disponibilidade de tempo integral.

3.6. As provas abordarão as seguintes áreas de conhecimento: Epidemiologia, Planejamento e Políticas de Saúde, Saúde Ambiental e do Trabalhador, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Bioética.

4 - DA CLASSIFICAÇÃO

4.1. A nota final de classificação, para cada candidato aprovado, será composta pela média aritmética das notas obtidas nas três etapas.

4.2. Serão convocados para matrícula os 10 (dez) primeiros colocados pela nota final, de acordo com o número de vagas estabelecido no item 2.

4.3. Ocorrendo empate na nota final, os critérios de desempate serão: 1º: maior nota na 2a etapa; 2º: maior nota na entrevista; 3º: candidato com maior idade.

4.4. A lista final dos candidatos aprovados será afixada nas dependências do IESC no dia 15 de abril de 2011, com divulgação também pelo site: www.iesc.ufrj.br.

5- DOS RECURSOS

O candidato que se julgar prejudicado após a divulgação do gabarito da primeira fase ou dos resultados das demais etapas do processo seletivo poderá recorrer através de carta dirigida à Comissão de Seleção da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva 2011. A solicitação deverá ser entregue na Secretaria da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação dos respectivos resultados.

A carta deverá ser individual e devidamente fundamentada com a indicação precisa dos motivos em que o candidato se julgar prejudicado, comprovando as alegações através da citação de artigos, textos ou livros constantes da bibliografia do concurso, com suas respectivas páginas e autores.

Será indeferido o recurso que não estiver devidamente fundamentado ou for apresentado fora do prazo.

Caso haja anulação de alguma questão os pontos destinados à mesma serão atribuídos a todos os candidatos indistintamente.

6- DA MATRÍCULA

6.1. A matrícula para os candidatos classificados para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva será nos dias: 18 e 19 de abril de 2011, das 09 às 16 horas, na secretaria da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do IESC (sala 23).

6.2. A documentação exigida para a matrícula será:

a) diploma de graduação ou certidão de conclusão do curso de graduação (original e cópia). Só serão aceitos diplomas e certidões de cursos oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação.

b) histórico escolar (original e cópia).

c) declaração de não possuir vínculo empregatício de qualquer nível.

7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Será eliminado o candidato que faltar a qualquer uma das etapas do concurso; não realizar a matrícula no período estabelecido ou não apresentar a documentação exigida no ato da matrícula.

7.2. Não será permitido o ingresso de candidatos após o início das provas.

7.3. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para qualquer das etapas do concurso.

7.4. Na realização das provas os três últimos candidatos a permanecerem na sala, só poderão sair da sala juntos.

7.5. Não será permitido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a realização das provas.

7.6. Em nenhuma hipótese, a taxa de inscrição será devolvida.

7.7. Para responder às questões das provas, o candidato somente deverá fazer uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

7.8. A comissão de seleção convocará tantos candidatos aprovados quantos forem necessários para o preenchimento das vagas remanescentes até 60 (sessenta) dias após o início do curso, respeitando a nota final de classificação.

7.9. Não será permitido o trancamento de matrícula no curso, salvo as previstas em lei.

7.10. A inscrição neste concurso expressa a concordância do candidato com os termos do presente edital

7.11. Casos omissos deste edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFRJ.

 

 

ROBERTO DE ANDRADE MEDRONHO
Diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ