A Superintendência Geral de Assuntos Estudantis - Superst publicou em 14/01/2018 instruções para renovação semestral do Bilhete Único Universitário. Estudantes cotistas devem ter especial atenção às novas instruções, pois a forma de renovação foi modificada neste ano.

 

De acordo com a Resolução SMTR nº 2930/2017 de 21 de dezembro de 2017SMTR nº 2930/2017 de 21 de dezembro de 2017, o envio de informações para a renovação semestral do Passe Livre Universitário de estudantes cotistas passa a ser responsabilidade da Universidade, que deve fornecer essas informações até o prazo máximo de 30/03/2018.

O benefício do Passe Livre Universitário é disponibilizado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro a estudantes residentes no município do Rio de Janeiro que estejam matriculados nos cursos de graduação de ensino superior localizados no município do Rio de Janeiro, que sejam bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), cotistas ou possuam renda familiar per capta de até 01 (um) salário mínimo.

Contudo, verificamos que o endereço residencial de um número elevado de estudantes está desatualizado na base de dados da UFRJ (SIGA), o que pode gerar o cancelamento do Bilhete Único, caso o mesmo possua endereço residencial cadastrado em outro município ou estado. Para evitar maiores transtornos, está aberto um prazo para atualização dos dados cadastrais no SIGA (aba "dados pessoais") até o próximo sábado, dia 20/01/2018. A regularização é online, não é preciso entregar nenhum documento na UFRJ.

No dia 22/01, será emitida a lista com os dados de todos os estudantes cotistas da UFRJ para ser enviada para a Secretaria Municipal de Transportes.

Lembrando ainda que, pela nova resolução, apenas os estudantes cotistas são contemplados por essa nova forma de validação. Para os demais estudantes, usuários do Bilhete Único Universitário na modalidade renda, o processo de renovação semestral não foi alterado. Estes devem agendar suas renovações semestrais diretamente com a RioCard.

Topo