Apresentação

A Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva constitui modalidade de ensino de Pós graduação lato sensu, caracterizada por Treinamento em serviço sob supervisão do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/ UFRJ. Desde 1996 o IESC/UFRJ vem contribuindo neste sentido, inicialmente por meio do curso de Especialização em Saúde Coletiva Modalidade Residência e, a partir de 2009, através do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Residência Multiprofissional é desenvolvida em instituições conveniadas, sob tutoria e coordenação do corpo docente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, e preceptoria das instituições conveniadas previamente acordadas com o Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde. O Curso de Especialização em Saúde Coletiva na sua composição caracteriza-se por formação no período de 2 (dois) anos, carga horária total de 5.760 horas, e visa o ensino, a pesquisa e a extensão, incluindo em sua programação atividades teóricas e práticas de treinamento em serviço, sob a supervisão de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.

Objetivo Geral

A capacitação de profissionais para atuar no setor saúde, através da utilização do instrumental teórico-conceitual e prático da Saúde Coletiva é o objetivo central da formação.

Características do Curso

Atuando em equipes multiprofissionais, o aluno deverá estar apto a identificar os determinantes das condições de saúde das populações; identificar riscos relacionados a atividades profissionais e ao meio ambiente, e executar ações de vigilância em saúde nos diferentes níveis de atenção; planejar propostas de intervenção, organização, monitoramento e avaliação de sistemas de saúde; identificar aspectos culturais e socioeconômicos envolvidos na determinação das condições de saúde das populações, além de conhecer os modelos de atenção e as estratégias de intervenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus princípios norteadores.

As atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva são agrupadas nos canais teórico, teórico-prático e prático. Os canais teórico e teórico-prático são compostos por disciplinas, oferecidas no IESC/UFRJ, nas quais são desenvolvidas atividades como aulas expositivas, seminários, estudos dirigidos e exercícios, abordando as seguintes áreas do conhecimento: Planejamento e Políticas de Saúde; Epidemiologia; Bioestatística; Saúde Ambiental e do Trabalhador; Ciências Sociais e Humanas em Saúde; e Bioética. As atividades práticas são desenvolvidas sob forma de treinamento em serviço, nas instituições que compõem o SUS, diretamente supervisionadas por preceptores destas instituições. Toda a formação é transversalmente acompanhada pela orientação dos tutores, em sua maioria professores e técnicos do IESC.

Parceria com o NERJ/MS

A parceria formalizada com o Ministério da Saúde, por meio do Núcleo do Rio de Janeiro - NERJ, possibilita ao programa a concessão de bolsa mensal, durante os 24(vinte e quatro) meses de duração. Anualmente são oferecidas 10 (dez) vagas para o curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, por meio de seleção pública divulgada amplamente aos profissionais da área de saúde, exceto médicos, caracterizando um importante espaço de articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão.

Estrutura Curricular

  • Epidemiologia e Saúde Pública
  • Políticas e Planejamento em Saúde
  • Ciências Sociais e Humanas em Saúde
  • Bioestatística
  • Informação em Saúde
  • Bioética
  • Saúde Ambiente e trabalho
  • Seminários de Monografia
  • Seminários de Práticas em Saúde

Defesas

Comissão da Residência

Profa. Gerusa Belo Gibson dos Santos – Coordenação
Profa. Elaine Reis Brandão - Área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Profa. Natalia Santana Paiva - Área de Epidemiologia e Bioestatística
Profa. Thatiana Verônica Rodrigues de Barcellos Fernandes - Área de Saúde, Ambiente e Trabalho
Profa. Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi - Área de Política Gestão e Planejamento
Profa. Jacqueline Fernandes de Cintra Santos - Área de Saúde Mental
Profa. Adriana de Araújo Pinho - Representante dos tutores

 

Representação Discente

Coordenação

Profa. Gerusa Belo Gibson dos Santos – Coordenação
E-mail: residenciacoord@iesc.ufrj.br 

Apoio Técnico

Maria Inês Pereira Guimarães

Secretaria Acadêmica

Henrique Sobreiro

Telefone: (21) 3938-0272 (para contato utilize o correio eletrônico | e-mail)

E-mail: residencia@iesc.ufrj.br

Topo