Reportagem sobre graduação em saúde coletiva - Revista Pesquisa FAPESP

Bem-estar público

Sanitaristas respondem pela criação e implementação de ações destinadas a assegurar a saúde coletiva

Revista Pesquisa FAPESP

Edição 300
fev. 2021

Edital de Seleção (Retificação 26/11/2020)

 

  1. Estão abertas as inscrições para estudantes da graduação em Saúde Coletiva se candidatarem a monitoria voluntária durante o período letivo 2020.1.
  2. 2. O monitor voluntário cumprirá atividades conforme proposta do professor coordenador. O monitor voluntário não tem direito a bolsa. A participação como Monitor Voluntário será lançada no Histórico Escolar após a entrega do Relatório de Atividades, ao final do período letivo.
  3. Vagas ofertadas:
  • ISC058 – Inovação e saúde ambiental – 2 (DUAS) Vagas – Professora responsável: Thatiana Fernandes. Atividades propostas: “1. Participar da interação com a turma no AVA e nas atividades síncronas; 2. Auxiliar a docente na construção de avaliações formativas com gamificação; 3. Participar da oficina de design thinking na orientação dos grupos; 4. Incentivar e participar de grupos de estudos para a disciplina; 5. Auxiliar na realização de atividades de orientação extraclasse (sobre aulas síncronas, de leituras, dúvidas, debates e outras atividades); 6. Auxiliar na pesquisa, organização e atualização do material de didático da disciplina.”.
  • PINC I - 1 VAGA – e PINC II – 1 VAGA – Professora responsável: Marcia Gomide. Atividades Propostas: “- Participar das aulas remotas e atividades extra aula. - Acompanhar e tirar dúvidas que venham a surgir no acompanhamento das atividades. - Auxiliar os alunos a organizarem seu material de atividades. - Organizar as informações sobre a condução dos alunos, enviando ao professor.” – Requisitos adicionais: Já ter feito PINC 1 e ou PINC 2 sob responsabilidade da professora responsável com média final igual ou maior que 8. Não ser repetente em outras disciplinas.
  1. Requisitos para inscrição: o estudante deve ter sido aprovado na disciplina e ter CR maior ou igual a 7. Os requisitos devem apresentados no processo seletivo e ser verificados pelo Professor Responsável. Casos excepcionais devem ser justificados no Resultado do Processo de Seleção da respectiva vaga.
  2. Período de Inscrições: 25/11/2020 até 27/11/2020 (sexta-feira) por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Colocar no ASSUNTO: “MONITORIA VOLUNTÁRIA”). Na inscrição, o(a) candidato(a) deve informar o e-mail e telefone de contato para o processo seletivo.
  3. Divulgação dos Inscritos: 30/11/2020 (segunda-feira) – os Inscritos e seus e-mails de contato serão informados a cada um dos Professores Responsáveis por e-mail.
  4. Período de Seleção: 1/12/2020 (terça-feira) até 3/12/2020 (quinta-feira). O processo seletivo será realizado por meio de AVALIAÇÃO ESCRITA a ser agendada e realizada pelo Professor Responsável, que deverá informar a data, horário e forma de aplicação aos Inscritos.
  5. Divulgação de Resultados para a Secretaria: até o dia 3/12/2020 (quinta-feira). O Professor Responsável deve enviar o resultado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com Lista de Presentes à Seleção, Verificação dos requisitos dos Candidatos, Notas dos candidatos e Resultado Final com indicação da(s) vaga(s).
  6. Divulgação do Resultado Final pela Secretaria: 04/12/2020 (sexta-feira) na Página do IESC.
  7. Ao término do período letivo, a Secretaria enviará aos Monitores o Relatório de Atividades. Os Monitores deverão preencher e enviar para o Professor Responsável. O Professor responsável deverá preencher seus campos do relatório e devolver por e-mail à Secretaria Acadêmica.

Calendário Resumido:

 Tab resultados

Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/CCS/UFRJ)

Projeto: Desigualdades em saúde e nutrição no contexto de indígenas Xavante do Brasil Central

(Projeto em colaboração com a ENSP/ FIOCRUZ)

Requisito: Estar matriculado até o 6º período, ter 8h semanais presenciais livres.

É desejável ter noções básicas de bioestatística e epidemiologia.

Aberto aos cursos da UFRJ de Nutrição, Saúde Coletiva, Enfermagem e outras áreas da saúde.

Professora/coordenadora: Aline A. Ferreira

Enviar currículo até o dia 05/07/19 para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com mini-curriculo.

Entrevista: dia 08/07/2018 (sala a ser confirmada via email), entre 13:30 às 15:30h.

Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão (PROFAEX)

https://mailchi.mp/pr5.ufrj.br/edital-profaex-2021-extensao

image

 

Publicado no BUFRJ nº 1 (Extraordinário - 3ª Parte), de 12 de janeiro de 2021 - EDITAL Nº 03, de 06  de Janeiro de 2021 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FOMENTO ÚNICO DE AÇÕES DE EXTENSÃO (PROFAEX)

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PR-5), convoca a

Comunidade Universitária da UFRJ a apresentar solicitações de fomento para ações de extensão universitária, de acordo

com as normas definidas neste edital.  Edital em pdf na página da PR5

A Diretoria de Relações Internacionais - Gabinete do Reitor da UFRJ, no uso das suas atribuições, torna pública a seleção de estudantes de graduação da UFRJ, para realização de mobilidade acadêmica internacional, durante o segundo semestre de 2020 (2020.2) em Instituição de Ensino Superior estrangeira parceira da UFRJ.

As inscrições estão abertas do dia 08/11/2019 a 24/11/2019.

As informações completas podem ser acessadas pelo site https://dri.ufrj.br/index.php/pt/intercambio/chamadas.

Inscrições prorrogadas até 21/02/2019.
Poderão candidatar-se às vagas de monitoria do curso de graduação em Saúde Coletiva, os alunos regularmente matriculados que comprovem terem sido aprovados nas disciplinas da vaga escolhida com grau igual ou superior à  7,0 (sete), CR acumulado igual ou superior a 6,0 (seis) e não terem sofrido sanção disciplinar.
Seguindo orientação do Edital de Monitoria 2019 e da Resolução CEG nº 04/2004 (em anexo), a seleção dos monitores se dará por prova de conhecimento e aptidão, e pelo rendimento acadêmico (art. 8º Res CEG 04/2004).

 

Resolução CEG 04/2004 

Edital do Programa de Monitoria de 2019

Quadro de Vagas

1ª vaga - Gestão e Organização da Atenção à Saúde/Avaliação em Saúde
2ª vaga - Saúde Ambiental/Vigilância Ambiental em Saúde
3ª vaga - Educação em Saúde/Metodologia Qualit Investig Soc Saúde
4ª vaga - Metodologia Científica/AISCII
5ª vaga - Ciência e Saúde Coletiva/Saúde e Sociedade
6ª vaga - Bases Conceituais de Vigilância em Saúde/Perfil Epidemiológico Brasileiro
7ª vaga - Método Epidemiológico/Desenhos de Estudos Epidemiológicos
8ª vaga - Políticas de Saúde no Brasil/Métodos e Técnicas de Planejamento em Saúde
9ª vaga - Atividades Integradas em Saúde Coletiva III / Atividades Integradas em Saúde Coletiva IV

Cronograma

 ETAPAS

DATA

INSCRIÇÃO

04/02/2019 a 21/02/2019 (das 10h às 15h)

SELEÇÃO

 18/02/2019 a 22/02/2019

RESULTADO DA SELEÇÃO E RECURSO

 25/02/2019

RESULTADO DO RECURSO

E RESULTADO FINAL


26/02/2019

Topo