ufrj100anos      final sem efeito      unnamed      biof ufrj       mtrop2       fundaoCAPES


 

 

CHAMADA PÚBLICA

Projetos de pesquisa sobre Covid-19

Processo Seletivo para Bolsas de Doutorado e de Pós-Doutorado com início entre agosto e outubro de 2020

 

 

Dois projetos de pesquisa sobre Covid-19 foram recentemente aprovados em edital da Capes envolvendo várias unidades da UFRJ e instituições coirmãs no estado do Amazonas, os quais visam apoiar o desenvolvimento de 1) estudos de Lógica Fuzzy para ofertar suporte ao difícil momento em que a humanidade está atravessando com a epidemia do COVID-19 e 2) conhecimento e recursos humanos para o controle da COVID-19 usando novas abordagens multidisciplinares para o biomonitoramento de viromas em ambientes urbanos, a detecção do SARS-COV2, imuno-análise da patogenia e tratamento da COVID-19. Os projetos preveem a alocação de bolsas de doutorado e de pós-doutorado, objeto da presente chamada pública.

 

Existem demandas de todas as ordens, que envolvem a hierarquização e tratamento de informação para apoio de equipes de profissionais de saúde e tomadores de decisão para escolha de alternativas que contribuam para o melhor desempenho de seus sistemas operantes. Entre os desafios, estão: localização e georreferenciamento de bolsões epidêmicos, automação de diagnósticos através de roteiros pré estruturados, estudos de localização, modelagens de cenários e aplicações de tratamento de dados vagos e incertos. Sabe-se que o problema que enfrentamos, atualmente, tem cenários e números carregados de incerteza.

 

As projeções contam com dados vagos e incertos, extrapolações e predições realizadas com pouca base de informação. Sabe-se que, sem uma testagem em massa, que estes números são poucos precisos, e considerados até mesmos levianos dadas as diferentes condições de habitação, acesso ao saneamento básico, renda, hábitos, acesso a informação, nível educacional entre outros. Os estudos gerais serão pouco assertivos e a administração da epidemia de maneira regional será um combate mais assertivo.

 

Na vigilância epidemiológica, a notificação de casos suspeitos baseia-se comumente em exames e avaliações clínicas, acrescidos, por vezes, de resultados de exames complementares. Especialmente nas fases iniciais do diagnóstico, as avaliações clínicas caracterizam-se por graus variados de subjetividade e imprecisão, envolvendo julgamentos de valor relacionados a informações expressas por meio de termos linguísticos, vagos por natureza, como na caracterização da dor. Todavia, a subjetividade intrínseca ao processo diagnóstico não lhe diminui a importância no que diz respeito à sua aplicação, tanto na prática clínica como em saúde pública.

 

A proposta deste pleito é compor uma equipe e treiná-la em nível avançado para se tornar capaz de realizar trabalho para auxiliar na tarefa de compreensão regional dos diferentes cenários epidêmicos e estabelecer um conjunto de recomendações que abrangem diferentes esferas regionais.

 

As linhas de pesquisa que compõem os projetos são:

    1. Desenvolver modelos de classificação para apoio ao diagnóstico diferencial da infecção sintomática pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV2) e outras doenças infecciosas para aplicação no diagnóstico clínico e na vigilância em saúde.

    2. Desenvolver simulações visando modelar interações e efeitos da paralisação de sistemas econômicos e procurar alternativas.

    3. Criar sistemas de informações para tratamento de informações com lacunas, imprecisão ou vagueza em apoio à tomada de decisão.

    4. Explorar modelos de cenários aderentes a realidades da epidemia

    5. Planejar a composição rápida de pequenos aplicativos demandados pelos sistemas de saúde.

    6. Biomonitorar ambientes que contam com a presença de insetos urbanos, animais silvestres e esgoto urbano como ação de prevenção que permita o rastreio molecular constante de agentes com potencial endêmico/pandêmico.

 

Os interessados devem enviar a documentação, conforme disposto na presente Chamada Pública, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Mais informações podem ser obtidas escrevendo para:

Prof. Antonio José Leal Costa (IESC/UFRJ) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prof. Carlos Alberto Nunes Cosenza (LabFuzzy/Coppe/UFRJ) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Ana Cristina Bahia Nascimento (IBCFF/UFRJ) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prof. João Paulo Machado Torres (IBCFF/UFRJ) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prof. Wuelton Marcelo Monteiro (UEA/FMTHVD) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Divulgação dos aprovados: Doutorado | Pós-Doutorado 

 

Anexos: (PDF) 

CAPES – Edital nº 09/2020 - Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias. Proc. nº 223038.014919/2020-19 e Proc. nº 88887.503807/2020-00

Ficha de inscrição - Covid Capes 

Comprovante de Inscrição (PCSEEP-20201670870P_Chamada Pública 2020) 

 

 

Topo