Coordenador: Prof Antônio José Costa

A epidemia de COVID-19, por sua elevada magnitude e transcendência, impõe a necessidade de soluções de curto prazo para a mitigação dos impactos sobre a saúde das populações afetadas. A vigilância epidemiológica compõe o conjunto de ações de saúde coletiva para controle de epidemias, contribuindo para o conhecimento oportuno da ocorrência das doenças e agravos e sua distribuição no tempo, no espaço e segundo subgrupos das populações. O objetivo deste projeto é apoiar o desenvolvimento das ações de vigilância epidemiológica da COVID-19 no estado do Rio de Janeiro. O espaço da vigilância epidemiológica nos serviços de saúde propicia a educação continuada, promovendo a interlocução entre a universidade e os serviços de saúde e a troca de conhecimentos e experiências entre docentes, alunos e técnicos que atuam no Sistema Único de Saúde – SUS.

O projeto tem por objetivo apoiar o desenvolvimento das ações de vigilância epidemiológica da COVID-19 no estado do Rio de Janeiro. As atividades realizadas serão: 1. Treinamento para realização de notificação e investigação de casos suspeitos de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com as normas e orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; 2. Elaboração de rotinas de análise dos dados e produção de informação de retorno sobre casos notificados de SG e de SRAG utilizando o software R, tabuladores e outras ferramentas de análise de dados de domínio público.

Se você é aluno da UFRJ poderá fazer parte da equipe de execução do projeto realizando seu pedido de inscrição através do SIGA.