Ações do PET-Saúde/Interprofissionalidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em 2020.

O PET Saúde/Interprofissionalidade é um programa do Ministério da Saúde, e, no município do Rio de Janeiro, se constitui como uma parceria entre a UFRJ e a secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com a coordenação do médico de família e comunidade Leonardo Graever, assessor de Atenção Primária à Saúde da SMS/RJ.  

Na UFRJ o PET envolve professores e alunos dos cursos de Saúde Coletiva, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, bem como profissionais da Atenção Primária à Saúde, das Clínicas de Saúde da Família Zilda Arns, no Complexo do Alemão, Wima Costa, na Ilha do Governador, e Felippe Cardoso, na Penha.  

O PET-Saúde/Interprofissionalidade tem atuado em ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas três Clínicas de Saúde da Família a partir da organização de três linhas de atuação, com a participação ativa dos estudantes, preceptores e tutores:

  1. Educação popular em saúde, com a organização de materiais de informação e educação em saúde sobre Covid-19 e voltados para especificidades da comunidade atendida. Os materiais estão disponíveis em https://www.facebook.com/ufrj.pet/ e circularam também nas redes locais das clínicas de família e dos movimentos sociais parceiros. Os assuntos abordados de forma interprofissional foram, até o momento: cuidados básicos de higiene na situação de pandemia, saúde bucal e protocolo de cuidados para pacientes com sintomas de covid19; cuidados para o exercício da sexualidade nas situações de relações sexuais e afetivas no momento de pandemia, entre outros;
  2. Ações de telemonitoramento voltado para o seguimento da população atendida nas clínicas com suspeita de COVID19 conduzidas por estudantes, em conjunto com as equipes das Clínicas e sob supervisão de professores da UFRJ. Esta ação envolve alunos SUSEME (acadêmicos bolsistas da Prefeitura), alunos PET e voluntários do Internato Integrado em Medicina da Família, Saúde Coletiva e Saúde Mental;
  3. Construção de projeto de linha de cuidado em saúde mental, integrando as clínicas e os NASF das unidades, com os CAPS III (João Ferreira) e CAPSad Miriam Makeba para efetuar o cuidado em saúde mental dos profissionais (em curso) e dos usuários no momento do enfrentamento da pandemia de COVID19.
Topo