Criado em 2014, o GPDES integra o Instituto de Estudos emSaúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), com espaço físico próprio (container) incorporado ao patrimônio público como instalação do IESC em 2015.

Acesse aqui a notícia de inauguração do GPDES no site da UFRJ

Ao longo de seus três anos de existência, o GPDES vem desenvolvendo pesquisas e debates sobre a dinâmica e as configurações atuais do setor privado na área da saúde no Brasil e em países latino-americanos.

As pesquisas desenvolvidas pelo GPDES visam contribuir para a produção de conhecimento e evidência científica para a formulação de políticas públicas relacionadas ao controle e regulação das inter-relações da comercialização no acesso aos cuidados de saúde, por meio de uma agenda articulada de produção e disponibilização de fontes para a pesquisa, divulgação e ampliação da produção intelectual e científica sobre o empresariamento da saúde no Brasil.

O GPDES conta com professores-pesquisadores e pós-graduandos do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva e de outros cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), com professores-pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), da Universidade Estadual de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

O Centro de Memória do Empresariamento da Saúde homenageia o Professor Henri Jouval, um dos mais destacados protagonistas do processo de formulação do SUS e da Reforma Sanitária Brasileira.

Breve Currículo de Henri Eugéne Jouval Júnior

Secretário de Planejamento, INAMPS nos anos 1980

Membro da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) nos anos 1970 e 1980

Membro do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz) nos anos 2010

Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Chile e México nos anos 1990-2010

Coordenador Técnico do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS/UNASUR) nos anos 2010

Topo